GOVERNO DISPONIBILIZA MAIS VERBAS PARA PERNAMBUCO
Mais cem unidades também serão contempladas com o Projeto Educar
|
“Os alunos se sentem orgulhosos em estar na escola. Percebo que eles estão estimulados a passar mais tempo lá”. A observação feita por Ednard Alves, gestor da Escola Estadual Apolônio Sales, reflete os resultados positivos da execução do Projeto Educar em 21 escolas-piloto do programa. E para mostrar o bom desempenho da iniciativa, a Secretaria de Educação promoveu na quarta-feira (24), no auditório do órgão, a cerimônia de certificação do projeto. Na ocasião, também estiveram presentes as cem escolas que serão agraciadas com a iniciativa do Educar.
A Escola Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, que foi beneficiada com as ações do Educar, recebeu ampla reforma, que contemplou a ampliação no número de salas e aquisição de recursos pedagógicos. Como conseqüência, a iniciativa trouxe os alunos a preservarem e passarem mais tempo nas dependências da escola.
Para o secretário de Educação (SE), Nilton Mota, que esteve presente na solenidade, o Educar é um projeto inovador. Segundo ele, é uma satisfação certificar 21 unidades e lançar o desafio de estender o programa para mais 100. “Esse é um momento ímpar, pois estamos implantando uma cultura de manutenção. O projeto deixa a escola no padrão mínimo de funcionamento e o gestor e a comunidade escolar mantém essas condições”, explicou.
A solenidade também contou com as presenças da secretária Executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi, que na oportunidade apresentou o projeto; do secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra e do gestor do Projeto Educar, Nelson Menezes, além dos gestores das Gerências Regionais de Educação e instituições beneficiadas.
Para selecionar os 100 colégios que serão beneficiados até 2011, a SE utilizou critérios como prédio próprio, baixos resultados no último Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (IDEPE), 400 ou mais alunos matriculados, não ser escola técnica ou fazer parte do Programa Integral, além de não ter sido reformada com recursos do Eduq.
A gestora da Escola Capitão Manoel Gomes de Assunção (em Pombos), Suely Trajano, teve sua instituição contemplada com o projeto nessa nova etapa. Para Suely, o apoio será muito importante, pois sua escola precisa de reformas e isso também melhorará a autoestima de todos. “Os alunos passam a ver o ambiente escolar com outros olhos”, avaliou.
Projeto Educar - Financiado pelo Governo do Estado, através de empréstimo adquirido junto ao Banco Intermediário para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Educar propõe, até 2012, beneficiar 221 unidades com investimento de aproximadamente 76 milhões de reais. O padrão básico proposto pelo projeto contempla: área administrativa, salas de aula e de leitura, laboratório de informática, área de convivência, recreação, cozinha, despensa, recreio, área de serviço, banheiros, entre outros.